quinta-feira, 14 de abril de 2011

CONHECENDO A UMBANDA - PARTE 02

     Em nossa última edição falamos um pouco sobre o início da história da Umbanda. Nesta iremos conhecer os seus fundamentos.

     A Umbanda se fundamenta nos seguintes conceitos:

v  Um Deus único e superior: Zâmbi, Olorum ou simplesmente Deus. Que com sua benevolência e sua força emanada através dos Orixás e dos Guias, auxilia o homem em sua caminhada para elevação espiritual e social.

v  Os orixás: Seres do Astral superior que representam a natureza e como esta atua e interage com os seres humanos. (Oxalá, Omulu, Obaluaê, Xangô, Oxossi, Exu, Yemanjá, Nanã, Oxum, Oxumarê, Obá, Iansã...)

v  Os Guias: Espíritos de Luz e plenitude que vêm a Terra para ensinar e ajudar todas as pessoas, encarnadas e desencarnadas. (Preto-Velhos, Caboclos, Boiadeiros, Marinheiros, Crianças, Ciganos, Exú e Pomba-Gira..)

v  Os Espíritos: Seres desencarnados que atuam de várias maneiras no mundo em que vivemos: maneiras positivas (são os Guias da Umbanda; os espíritos de Luz do Espiritismo - Kardecismo). Maneira negativa: espíritos maléficos ou perdidos (os Kiumbas ou eguns - nome dado na Umbanda); obsessores ou espíritos sem Luz (nome dado no Espiritismo).

v  A Reencarnação: Ato natural do ciclo de vida (vida, morte e renascimento); aperfeiçoamento do espírito e do próprio homem. Consiste na crença de que várias existências são necessárias para se chegar ao equilíbrio evolutivo e aos diversos planos da espiritualidade.

v  O Kharma: Lei reencarnatória a qual todos estamos subordinados que dita a forma e os meios pelos quais será dado o retorno a um corpo material a fim de resgatarmos nossos erros (de existências passadas) e fazer cumprir boas ações (na existência futura).


Não percam no próximo mês a continuação dos fundamentos da Umbanda!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário