domingo, 28 de agosto de 2011

CONHECENDO A UMBANDA 07


     Em nossa última edição falamos um pouco sobre a mediunidade de ogã, nesta iremos falar sobre os caboclos da umbanda.
    No culto de Umbanda, Oxossi é o chefe da linha de Caboclos. O Caboclo é a imagem do indígena nativo de nossa terra e quando incorporado presta caridade, dá passes, canta e dança.
    Conhecedores de muitas ervas, os caboclos têm um papel muito importante: preparar os remédios de ervas e amacis. Amacis são mistura de ervas que maceradas servem para o fortalecimento do filho-de-santo.
    Já os remédios de ervas são plantas ou ervas que combinadas ou sozinhas servem para aliviar ou até mesmo curar doenças.
    Existem falanges de caçadores, de guerreiros, de feiticeiros, de justiceiros; são eles trabalhadores de Umbanda e chefes de terreiros.
    Assim como os Preto-velhos, possuem grande elevação espiritual, e trabalham “incorporados” a seus médiuns na Umbanda, dando passes e consultas, em busca de sua elevação espiritual.
Os Caboclos, de acordo com planos pré-estabelecidos na Espiritualidade Maior, chegam até nós com alta e sublime missão de desempenhar tarefa da mais alta importância, por serem espíritos muito adiantados, esclarecidos e caridosos.
    Por essas razões, na maior parte dos casos, os Caboclos são escolhidos por Oxalá para serem os Guias- Chefes dos médiuns e/ou representar o Orixá de cabeça do médium Umbandista (em alguns casos os Pretos Velhos assumem esse papel).
Costumam usar pemba, velas, essências, flores, ervas, frutas e charutos.
    O Estalar De Dedos: nossas mãos possuem uma quantidade enorme de terminais nervosos, que se comunica com cada um dos xacras de nosso corpo.
    O estalo dos dedos se dá sobre o Monte de Vênus (parte gordinha da mão) e dentre as funções conhecidas pelas entidades, está a retomada de rotação e freqüência do corpo astral; e a descarga de energias negativas.
    Assobios E Brados: os assobios traduzem sons básicos das forças da natureza. Estes sons precipitam assim como o estalar dos dedos, um impulso no corpo Astral do médium para direcioná-lo corretamente, a fim de liberá-lo de certas cargas que se agregam, tais como larvas astrais, etc.
    Os assobios, assim como os brados, assemelham-se a mantras; cada entidade emite um som de acordo com seu trabalho, para ajustar condições específicas que facilitem a incorporação, ou para liberarem certos bloqueios nos consulentes ou nos médiuns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário