domingo, 15 de maio de 2011

CONHECENDO A UMBANDA 04

     Em nossa última edição falamos um pouco sobre os fundamentos da umbanda. Nesta iremos conhecer o seu culto.





     A Umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou Centro, que é o local onde os Umbandistas se encontram para realização de suas giras, sessões.
    O chefe do culto no Centro é o Sacerdote [a Babá (Sacerdote feminino) ou o Babalaô (Sacerdote masculino)] que é quem coordena a gira e que irá incorporar o guia de luz que comandará a espiritualidade do local dos trabalhos. Normalmente, esse guia de luz, que comanda é um Preto-Velho ou Caboclo (varia de casa para casa, de linha doutrinária para linha doutrinária).
    Os templos onde os "comandantes" são Preto-Velhos seguem a corrente africana e os que têm o Caboclo como comandante seguem a linha indígena. Mas, isso não é regra e pode variar de templo para templo.
    As pessoas que recebem, incorporam entidades dentro dos terreiros, são ditos médiuns, ou cavalos. Pessoas que têm o Dom de incorporar os Orixás e Guias.
     As entidades que são incorporadas pelos médiuns podem ser divididas entre:

· Orixás: Xangô, Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, Oxumaré, entre outros.

· Guias: Pretos- velhos, Caboclos, Boiadeiros, Crianças, Exus, Marinheiros e Orientais.

· Kiumbas, espíritos sem luz: esses, normalmente, são incorporados quando se está fazendo algum descarrego ou quando existe algum obsediado no local.


Não percam no próximo mês a última parte de nossa coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário