quinta-feira, 28 de julho de 2011

Orixá do mês: NANÃ

26 de julho é dia de Nanã, Orixá da sabedoria, da calma e evolução, é considerada a mais velha, como uma avó e sincretizada como Santa Ana (Mãe de Maria – Avó de Jesus).
   A Deusa mais velha entre todos os Orixás. Sua atitude costuma ser severa, mas é determinada naquilo que se propõe a fazer.
    Está associada às pessoas idosas, à maternidade e seu elemento principal é a lama, o lodo dos rios e dos mares. Como possui um temperamento rígido e não tolera desobediência, é capaz de castigar com a intenção de educar.
    As filhas de Nanã são geralmente calmas, sérias, introvertidas, seguras, equilibradas em tudo o que fazem e gostam de ajudar às pessoas, agindo com gentileza e muita dignidade.
    Ela é a chuva, a tempestade, a garoa. O banho de chuva, por isso, é uma espécie  de lavagem do corpo, homenagem que se faz à Nanã, lavando-se no seu elemento. Por isso, não devemos blasfemar contra a chuva, que muita vezes estraga passeios, programas, compromissos, festas e acontecimentos. A chuva é a parte da vida, que vai irrigar a terra, Se ela cai demais, é porque a força da Natureza, Nanã, está insatisfeita.
   Nanã é o Orixá da vida, que representa a morte. E a isso devemos o máximo respeito e carinho.

LENDA DE NANÃ

   Conta à lenda que Nanã só julgava os homens, pois ela colocava as mulheres acima do julgamento humano. Ela plantou um jardim e quando uma mulher reclamava de seu homem, ela o pendurava em uma árvore e chamava os Eguns, espíritos desencarnados, para assustá-lo. Os Orixás estavam revoltados. Então Ogum pediu a Oxalá para ir dominar Nanã. Ele enfeitiçou Nanã e fez com que mostrasse seu jardim. Nanã adormeceu e Oxalá vestiu-se de mulher, fugindo dos Eguns. Nanã acordou e foi atrás de Oxalá, enfeitiçando-o e seduzindo para sempre o Orixá maior. Dessa união nasceu Oxumaré, o arco-íris e também Iroko e Omulu. 

Nossas filhas de Nanã: Mãe Cheirosa, Lucinha, Rose e Conceição.

Salubá Nanã


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário